De Guarulhos para Recife com a Latam


SOBRE O VOO

Como é voar de São Paulo para Recife pela Latam.
Escolhemos o voo direto, partindo do aeroporto internacional de São Paulo - GRU Airport, e vamos mostrar um pouquinho deste voo.


Empresa: Latam Brasil
Trecho: Guarulhos/Recife
Voo: JJ3302
Equipamento: Airbus A321
Matricula: PT-XPB
Classe: Y - Econômica
Data: Out/2016


RESERVA
A reserva havia sido feita para o voo anterior, porém houve a necessidade de mudança de horário e a remarcação do bilhete foi feita na loja Latam do aeroporto de Guarulhos.
O atendente foi muito atencioso e prestativo, porém houve uma demora considerável na efetivação da reserva


CHECK-IN NO AEROPORTO
Por ser um voo num sábado, no horário do almoço, tradicional horário de pouca movimentação no aeroporto, o check-in não estava tão cheio.
Em poucos minutos as bagagens foram despachadas e os cartões de embarque já estavam em mãos.



EMBARQUE


Embarcamos no terminal 2, onde hoje opera a grande maioria dos voos domésticos em Guarulhos.
A Chamada para o embarque ocorreu dentro do horário previsto e, como estávamos com criança de colo, embarcamos como prioridade. Apesar de muitas outras crianças e idosos na fila de prioridade, o embarque foi rápido e tranquilo.





AVIÃO
O voo foi feito no Airbus A321, matricula PT-XPB. Um avião novo, recebido pela TAM (Latam) em dezembro de 2014.

Airbus A321-211(W)
Serial Number: 6414
Motores: 2xCFMI CFM56-5B3/P
Matrícula: PT-XPB
Configuração interna da cabine: 223 passageiros em classe única (econômica).
Primeiro voo da aeronave: 12/12/2014
Entregue à Latam: 18/12/2014

Avião praticamente novo, com menos de 2 anos em operação.




A BORDO
O voo estava com uma excelente ocupação, com poucos assentos disponíveis.



Segui para o meu assento na fileira 27 e me acomodei no assento da janela, no lado direito da aeronave.


Apesar da página da empresa informar que o A321 possui selo B da ANAC, o espaço entre as poltronas era extremamente apertado e desconfortável, o que, para uma viagem de 3 horas, torna o voo bastante desagradável.



Talvez uma forma de minimizar o desconforto seja reservar os assentos do corredor, assim sobra um pouco mais de espaço para dar uma esticadinha nas pernas.

ENTRETENIMENTO

Em se tratando de entretenimento a bordo, apenas monitores coletivos, revista de bordo e alguns canais de áudio individuais.



A ausência de monitores individuais fez muita falta, tornando o voo de 3 horas bastante cansativo.



Os monitores coletivos, quando abertos, se limitaram a transmitir o mapa de voo. Revista de bordo com um bom conteúdo e canais de áudio com pouca variedade de estilos musicais.



SERVIÇO DE BORDO

O serviço de bordo nos foi servido quase uma hora após a decolagem e, como cortesia, nos foi oferecido um sanduíche e um copo de bebida. Escolhi Coca-Cola. 

A coisa deve piorar em 2017, a Latam já informou que passará a cobrar pelo serviço de bordo.

Nota 6

O VOO

O voo foi bastante cansativo. O avião possui pouco espaço entre as poltronas, o que o torna extremamente apertado, ao ponto de uma simples leitura da revista de bordo se tornar algo bastante complicado, pois suas páginas acabam raspando no assento da frente, o que dificulta até na hora de virá-las.



Por praticamente não possuir entretenimento a bordo, um voo relativamente longo como este (cerca de 3 horas) se torna um daqueles voos onde costumamos achar que "não chega nunca".


O tempo estava bom, o que nos proporcionou um voo tranquilo, e só pegamos um pouco de turbulência já nas proximidades do destino, mas nada que chegasse a incomodar.


O DESEMBARQUE
Pousamos em Recife dentro do horário previsto, o avião acoplou no finger e o desembarque ocorreu dentro da normalidade.





CONCLUSÃO 
O produto atualmente oferecido pela Latam, em termos de conforto e serviço de bordo, já não lembra mais em nada aquela Tam dos tempos do comandante Rolim, mas, para os tempos atuais, cumpre bem os seu objetivo de transportar seus passageiros com segurança e no horário.

A vantagem deste voo é que é um voo direto, e num horário interessante principalmente para quem fará check-in no hotel. N
ão sai tão cedo de São Paulo (11h30) e chega em Recife às 13h30.


O lado ruim é que o voo é no horário do almoço e, considerando que devemos chegar uma hora antes no aeroporto, ficar praticamente 4 horas só com o lanchinho servido a bordo acaba sendo ruim pra muita gente.


Lembrando que o voo foi feito durante o horário de verão, que não ocorre na região nordeste, por isso esta diferença entre os horários de partida e chegada.


O conforto, o entretenimento e o serviço de bordo deixaram muito a desejar, tornando o voo de 3 horas de duração bastante desagradável.

Resultado final: Nota 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.